PACI - Kit de perguntas
Antes de sua empresa ou organização contratar um trabalho de auditoria de imagem na mídia é fundamental conhecer a agência/assessoria ou profissional por ele responsável. Podemos, didaticamente, apresentar aqui um Kit de perguntas básicas que devem nortear a escolha do seu fornecedor:
Importante: É fundamental que você saiba claramente o que deseja analisar ( o que você quer perceber pela auditoria de imagem na mídia?), os veículos e programas a serem clipados (sua empresa de clipping cobre isso?), a forma de apresentação do relatório etc. Caso contrário, irá ficar na mão de quem presta o serviço e o projeto poderá não atender às suas demandas e expectativas. Não compre um projeto pronto, ajude a construir o seu projeto de auditoria de imagem. Discuta internamente, de maneira exaustiva, que dados e conclusões gostaria de obter com o projeto de auditoria de imagem. Perca o tempo que for necessário para isso. A agência/assessoria que realiza o projeto pode colaborar, mas sua participação é fundamental.
1) A agência (referimo-nos genericamente aqui à empresa ou profissional que irá realizar o trabalho) tem experiência neste tipo de projeto? Quais foram os projetos já realizados e quem foram os seus clientes? Há quanto tempo ela está no mercado executando este tipo de trabalho?
Cuidado: pode ser arriscado contratar empresas que nunca executaram projetos deste tipo. Há agências/assessorias que confundem auditoria de imagem com centimetragem de clipping.
2) Quem é o profissional diretamente responsável pelo projeto? Ele tem conhecimento de metodologia, formação acadêmico-científica sólida e experiência profissional? Ele vai liderar o processo, ser responsável pela análise, ou vai terceirizar o serviço?
Cuidado: muitas agências/assessorias colocam este trabalho em seu portfólio, mas não o executam, repassam para terceiros. Se não é a própria empresa que faz o trabalho, busque diretamente quem o faça.
3) O projeto oferecido para sua organização/empresa é personalizado (depende de seu briefing) ou já está pronto, padronizado, tipo software que dá conta de tudo?
Cuidado: não acredite em "projeto bombril, com mil e uma utilidades". O projeto tem que ser desenvolvido a partir do seu briefing e adaptado às suas necessidades. Há agências/assessorias que prometem mais "pirotecnia" (festival de gráficos), mas com pouco conteúdo.
4) A empresa detalha transparentemente a metodologia, a construção dos indicadores ou você sente que ela tem receio ou falta de interesse (sob a desculpa de sigilo comercial) de revelar exatamente como o trabalho é feito?
Cuidado: Se você não consegue ter acesso a todas as informações sobre o projeto, poderá ficar refém da agência/assessoria ou encontrar dificuldade para entender os dados e sobretudo para repassá-los a outras pessoas (a direção, por exemplo). Caso tenha que mudar de fornecedor, poderá perder todos os dados para futuras comparações se não tiver acesso a todas as informações. Exija isso sempre. Se o fornecedor não abrir o jogo, não o contrate.
5) A empresa permite que você flexibilize o projeto ao longo do tempo ou, se você necessitar de algumas alterações, o custo poderá ser substancialmente aumentado ou mesmo o projeto não poderá ser feito?
Cuidado: Algumas empresas podem tentar seduzir você com um projeto padrão, básico, e depois exigir aumentos abusivos, se quiser incrementar o projeto. Mas lembre-se: não é justo solicitar uma coisa na hora do orçamento e depois, na prática, querer um trabalho completamente diferente. Converse com a empresa antes e defina os limites para estas alterações durante o desenvolvimento do projeto porque sempre há mudanças e reposicionamentos a serem feitos num projeto de auditoria de imagem.
6) A empresa garante a você exclusividade para este tipo de projeto, isto é, ela se compromete (deve estar escrito no contrato) que não irá realizar este projeto para qualquer concorrente de sua empresa?
Cuidado: O projeto de auditoria de imagem, quando bem realizado, pode revelar sua estratégia de relacionamento com a imprensa, os objetivos de sua empresa ou organização e será arriscado ter um contrato com uma empresa que não garante esta exclusividade. Os dados podem cair na mão do concorrente e eles são sempre estratégicos nessa área. Se a empresa não garantir exclusividade, não a contrate.
7) Você está escolhendo o projeto pelo preço ou pela sua qualidade, a adequação às suas demandas, seus objetivos?
Cuidado: você é quem define o que pode pagar, mas o melhor é sempre buscar outros fornecedores e obter orçamento para o "seu" projeto. Combine preço e qualidade do projeto e não fique tentado a fazer o mais barato, sobretudo se ele não atender aos seus objetivos. Será um dinheiro jogado fora.
8) A empresa define claramente (tem que estar em contrato) o dia da entrega do clipping (material para análise) e o dia da entrega do Relatório pronto? O prazo está explícito no contrato?
Cuidado: Há agência/assessorias que costumam não cumprir o prazo prometido e dados velhos são sempre dados menos importantes. Opte por um prazo nem muito pequeno (uma semana) nem muito amplo (três meses) para a entrega do Relatório (um Relatório mensal é o mais indicado). Relatórios semanais acabam não sendo lidos, os dados ficam fragmentados e você perde a noção de conjunto. Relatórios trimestrais impedem que você tome uma ação imediata, se precisar corrigir alguma coisa (neutralizar ação de concorrente, mudar o foco de seu trabalho de relacionamento com a mídia etc).
Veja em Custo do Sistema PACI quais os fatores que acabam contribuindo para a composição do orçamento de um projeto de auditoria de imagem.
Contate sempre a Comtexto Comunicação e Pesquisa na hora de contratar o seu projeto de auditoria de imagem na mídia. Se o projeto dela for menos qualificado e/ou o preço mais elevado em relação a outro fornecedor, não a contrate: esta é a regra do jogo e nos submetemos a ela. Mas exija sempre exclusividade, personalização do projeto, transparência das informações e experiência/conhecimento do fornecedor escolhido.
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