PACI - Indicadores de análise
Os modelos modernos de auditoria de presença e imagem das organizações na mídia, particularmente depois da emergência de sistemas de gestão balanceada da perfomance (Balanced Scorecard), têm exigido de todas as áreas a definição de indicadores de desempenho.
O trabalho de Comunicação Empresarial também foi influenciado por esta nova corrente e passou a incorporar, gradativamente, indicadores para avaliação/mensuração da relação custo x benefício de ações, produtos e relacionamentos. Isso ocorre particularmente para o trabalho de relacionamento com a mídia.
O Sistema PACI prevê a construção de indicadores, mas, seguindo a filosofia que o orienta (vide no menu Conceito particularmente o atributo personalização), eles não podem ser padronizados, mas específicos de cada empresa ou organização porque levam em conta as metas, os objetivos definidos para o esforço de relacionamento com a imprensa. Estes indicadores podem ser qualitativos e/ou quantitativos e permitem não apenas a comparação de uma empresa/organização com seus concorrentes, mas a comparação entre momentos distintos para uma mesma empresa/ organização (comparação entre o desempenho num período em relação ao mesmo período de ano ou anos anteriores).
Pode-se dispor de indicadores globais (que consolidam a presença da organização/empresa na mídia tendo em vista um conjunto significativo de parâmetros) ou de indicadores específicos (que medem a veiculação de temas institucionais ou mercadológicos, do desempenho de unidades ou áreas específicas de uma empresa/organização etc). Há empresas que chegam a solicitar indicadores associados a linha de produtos, por exemplo, ou a eventos por pela patrocinados em sua política de responsabilidade social.
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