PACI - Pesquisa e Análise da Cobertura da Imprensa
O Sistema PACI ( Pesquisa e Análise da Cobertura da Imprensa), desenvolvido há mais de 25 anos pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, é pioneiro no Brasil no que diz respeito a trabalhos de auditoria de presença e imagem das organizações na mídia e começou a ser desenvolvido e aplicado em 1982, portanto na fase inicial do crescimento da comunicação empresarial brasileira. Apenas a Comtexto Comunicação e Pesquisa, e nenhuma outra agência/assessoria no Brasil, dispunha àquela época de um instrumento/método sistemático, apoiado em critérios acadêmico-científicos, para avaliar a presença e a imagem das organizações na imprensa. A Comtexto pode comprovar este fato porque o Sistema PACI foi objeto de reportagem na revista Administração & Négocios (já extinta) da Gazeta Mercantil, que evidenciava o seu pioneirismo.
O trabalho de auditoria de presença e de imagem na mídia da Comtexto está respaldado em um conceito dinâmico (tem sido refinado ao longo do tempo) e sintonizado com as novas demandas do processo de relacionamento com a mídia. A Comtexto, pelo seu trabalho pioneiro nesta área, tem contribuído e participado ativamente para o seu desenvolvimento e sua divulgação. Ela faz parte da história dos projetos de auditoria de imagem no Brasil.
O Sistema PACI pode contemplar tanto a análise individual da presença e da imagem de uma empresa ou organização na mídia como a comparação com seus concorrentes. Este último caso costuma ser sempre mais indicado, sobretudo se a objetivo que move a organização ou empresa que realiza (ou subcontrata o trabalho) extrapolar o mero registro do desempenho de uma organização/empresa para abranger uma estratégia efetiva de competição por espaços e tempos nos veículos ou programas jornalísticos, impressos, eletrônicos ou on line. Ele dispõe de uma Metodologia própria, continuamente revisada, para a realização deste trabalho e se respalda na experiência acumulada pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, uma empresa de consultoria que atua há quase 30 anos no mercado brasileiro da Comunicação Empresarial.
O Sistema PACI é absolutamente transparente e, diferentemente do que ocorre no mercado, a Comtexto Comunicação e Pesquisa não esconde dos seus clientes o processo utilizado para a realização do projeto de auditoria de imagem, inclusive a constituição dos Indicadores de análise.
Se sua empresa ou organização está interessada em contratar um trabalho de auditoria de imagem, não deixe de consultar o Kit básico de perguntas para a contratação de uma empresa de auditoria de imagem. Ele está disponível no menu ao lado, bastando clicar na opção Kit de perguntas. Consulte também a Comtexto Comunicação e Pesquisa antes de escolher uma agência/assessoria para a realização deste trabalho: podemos apresentar um custo compatível com as suas possibilidades.
Observação importante: a Comtexto Comunicação e Pesquisa é uma empresa de consultoria e de pesquisa em Comunicação e não uma empresa de clippping. Isso significa que o Sistema PACI pressupõe, no caso de projetos para clientes, que estes encaminhem o clipping para análise. De qualquer forma, o projeto de auditoria de imagem se inicia pela assessoria da Comtexto para a contratação/organização do serviço de clipping. Há empresas de clipping tão precárias na coleta e identificação do material que o trabalho de auditoria de imagem fica definitivamente comprometido.
|