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PACI - Histórico

          O trabalho de auditoria de presença e imagem na mídia começou a ser desenvolvido no Brasil pela Comtexto Comunicação e Pesquisa no início da década de 80 e está no DNA e na origem da própria empresa. A palavra Pesquisa que aparece na razão social da empresa tem a ver com os projetos de auditoria de imagem, primeiros trabalhos de pesquisa realizados pela Comtexto (depois surgiram outros, hoje denominados de auditoria de comunicação). A Comtexto Comunicação e Pesquisa foi a primeira empresa da área de Comunicação Empresarial no Brasil a contemplar entre os seus objetivos a pesquisa como prioridade e certamente a incluir o termo pesquisa em sua razão social.

          Embora a Comtexto Comunicação e Pesquisa já tenha definido originalmente o seu Sistema PACI como um instrumento estratégico de análise do relacionamento de uma organização com a imprensa e, portanto, previsto de imediato a análise conjunta da concorrência, até hoje a maioria das organizações e empresas limita este trabalho à avaliação/mensuração de seu desempenho individual, comprometendo, com isso, a sua consolidação como instrumento estratégico.

          Este trabalho, durante muito tempo, foi realizado de maneira intuitiva, sem obediência a qualquer rigor metológico e ainda hoje, mesmo organizações de prestígio, cometem equívocos imensos (conceituais, metodológicos, de perspectiva) na realização de trabalhos de auditoria de presença e imagem na mídia, como a de comparar espaço editorial com espaço publicitário como forma de justificar o retorno da assessoria de imprensa ou de considerar este trabalho como mero registro, sem qualquer visão estratégica (como a de fazer um relatório anual apenas para prestação de contas e apresentação à diretoria).

          Os projetos de auditoria de imagem contemplam, prioritariamente, a análise do material impresso, seja porque poucas organizações e empresas têm efetivamente um volume significativo de material veiculado no rádio e na Tv, seja porque há ainda desafios metodológicos para a análise de material publicado pela Web.

          O trabalho de auditoria de imagem tem sido banalizado por agências/assessorias, que adotam modelos frágeis, em termos conceituais e metodológicos, e, com isso, geram preconceitos e resistências em relação a trabalhos realizados com seriedade e competência.

 
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