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Identidade Corporativa

     A identidade corporativa, diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas, princípios etc de uma organização e que contribui para distingui-la do mercado, inclusive dos seus concorrentes. A identidade incorpora a sua missão e visão, sua forma de gestão, o seu capital intelectual, e também a sua identidade visual.

     Um equívoco grave é reduzir a identidade corporativa de uma organização à sua identidade visual porque a identidade é mais do que simplesmente logos, embalagens, fachadas ou placas de sinalização. Infelizmente, a literatura da área restringe o foco, comprometendo a própria essência do conceito, que precisa urgentemente ser resgatada.

     A identidade corporativa não é apenas uma percepção, uma construção mental (como a imagem e a reputação) que está presente na mente das pessoas ou grupos com os quais uma organização ou empresa se relaciona. Ela é uma construção real, realizada ao longo do tempo, e que depende basicamente da organização ou empresa. Seus produtos, sua identidade visual são resultado de decisões e esforços/investimentos da própria organização, assim como seu processo de gestão, sua capacidade de inovar, seus objetivos, suas posturas etc.

     A identidade corporativa evidentemente contribui para a formação de sua imagem ou reputação, mas não se confunde com ela. Uma empresa que tem uma identidade visual desatualizada, que não está em sintonia com seus valores, acabará por ter sua imagem penalizada, assim como é percebida negativamente toda empresa que tem uma gestão autoritária, produtos sem qualidade, recursos humanos não capacitados, atendimento precário etc.

     A identidade corporativa inclui elementos, produtos, processos e ações de comunicação mas não se restringe necessariamente a esta intância. Tem a ver com tecnologia, recursos humanos, planejamento, portfolio de produtos, sustentabilidade ambiental e financeira e assim por diante. A comunicação obviamente pode desempenhar um papel estratégico no sentido de tornar a identidade corporativa conhecida, contribuindo para formar a sua imagem ou reputação junto a determinados públicos e à opinião pública.

 
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