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Ativos Intangíveis

     A expressão "ativos intangíveis" tem ocupado papel importante na literatura em Comunicação, Marketing, Administração nos últimos anos, exatamente porque, gradativamente, as organizações têm se dado conta de que alguns de seus "ativos" ou patrimônios que não se expressam na prática por elementos físicos ou financeiros (prédios, número de empregados, equipamentos etc) representam a sua força no mercado e na sociedade de maneira geral.

     Podemos citar um conjunto diversificado de ativos intangíveis, como o valor da marca, capacidade de inovação, posição no mercado, prestígio, imagem, reputação, relacionamento com clientes, royalties, certificações etc.

     Como explicitamos em artigo publicado no Portal Imprensa e reproduzido neste site - Quando os ativos intangíveis se tornam "atingíveis", os ativos intangíveis abrangem as competências diversas associadas a uma empresa ou organização, como as individuais (conhecimento, formação qualificada, profissionalismo, experiência, espírito crítico), as organizacionais (bancos de dados inteligentes, recursos tecnológicos, cultura, fluxos de informação, disposição para inovar, gestão ambiental, responsabilidade socioambiental etc) e as de relacionamento ou percepção pública (temos aqui a comunicação organizacional, o marketing, a imagem e reputação, a marca etc). Há também quem postule duas categorias de ativos intangíveis: os chamados ativos de geração de valor (marca, reputação, interação com os stakeholders etc) e os ativos protetores de valor (como a gestão de riscos e crises, a moderna governança corporativa e mesmo a segurança da informação, entre outros). "

     O valor conferido atualmente aos ativos intangíveis evidencia a liderança de inúmeras organizações fundadas há pouco tempo e que se baseiam exclusivamente no capital intelectual, no prestígio de suas marcas, como a Microsoft, o Google, a Coca-Cola, a Petrobrás, a Natura e muitas outras. Na verdade, os ativos intangíveis têm um valor incomensurável e, se bem geridos, podem garantir às empresas ou oganizações posição de destaque (liderança) no mercado.

     Veja os artigos sobre ativos intangíveis incluídos nesse site. Consulte também o livro Ativos intangíveis, de Daniel Domeneghetti e Roberto Meir, publicado pela Elsevier Editora (Rio de Janeiro, 2009).

 
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